Friday, January 05, 2007

Algumas pérolas do Guns, Steel and Diamonds do Jared Diamond


É do conhecimento geral que a América do Sul foi colonizada pelos Espanhóis que criaram uma raça mestiça feita dos autóctones sobreviventes, dos escravos da costa Oeste Africana e mesmo algum sangue Europeu. Também se sabe que os Australianos originais eram os aborígenes, tendo sido colonizados pelos Britânicos.

O que não é evidente é que Madagáscar foi colonizada pelos indonésios Austroasiáticos por volta de 3000 AC. E que estes, por sua vez, já teriam sido colonizados pelos Asiáticos da costa Sul – colonizados por sua vez pela raça predominante chinesa do Norte. Sim, caso contrário, os indonésios seriam tão escuros quanto os autóctones da Nova Guiné.

Isto é tão surpreendente quanto Colombo chegar a Cuba a bordo da Santa Maria e aí encontrar uma colónia de suecos, como feições louras e uma língua de origem eslava. Sem vestígios de nenhum Índio.

2 comments:

Anonymous said...

Hmmm. E a omissão dos portugueses como colonizadores da América do Sul foi propositada?

Parcídio Matos said...

Estima-se que cerca de 20 milhões de nativos incas e aztecas foram dizimados no primeiro século de colonização pelos espanhois, embora seja verdade que a maior parte pela disseminação de doenças.
No entanto, o relevo em termos de conceito de colonização é esse: extinguir uma espécie e criar outra - e isso não foi realizado pelo portugueses.